Todo grande evento merece uma preparação. Com a chegada do bebê também é assim. Na maioria das vezes, a preparação para este momento só começa após o resultado positivo do exame de gravidez. Porém, na verdade, é indicado começar a se preparar para engravidar antes mesmo de iniciar as tentativas, fazendo ajustes que podem facilitar para que a concepção aconteça mais rapidamente (seja pelos meios naturais ou através da reprodução assistida) e, especialmente, tenhamos uma gravidez mais segura e saudável, tanto para a mãe quanto para seu bebê.
O primeiro passo nessa preparação é marcar uma consulta com um ginecologista e obstetra, também chamado de G.O. Ele é o profissional qualificado para dar todas as orientações a quem deseja engravidar, tirando dúvidas e solicitando exames para avaliar o estado de saúde do casal (isso mesmo: ambos precisam passar por uma avaliação, já que a concepção de um bebê precisa contar com material genético da mulher e do homem para acontecer).
Durante a consulta, seu médico irá realizar uma investigação clínica, chamada anamnese, na qual ele buscará entender o seu estilo de vida e seu histórico familiar. Isso serve para, além de te orientar melhor, direcionar quais exames (laboratoriais ou de imagem) podem ser necessários para o seu caso.
Outro acontecimento importante durante essa consulta inicial com o G.O. é sanar todas as suas dúvidas. Por isso, anote suas perguntas. Confira algumas sugestões abaixo:
- Como meu anticoncepcional vai afetar meu corpo quando eu interromper o uso?
- Os medicamentos que eu ou meu parceiro tomamos atualmente podem interferir na nossa fertilidade?
- Como lidar com meu histórico familiar durante a fase de tentativa e durante a gestação?
- Preciso fazer algum ajuste em meu estilo de vida para engravidar e ter uma gestação mais saudável?
Estamos tentando engravidar, mas não estamos conseguindo. E agora?
Se 100 casais estiverem tentando engravidar e mantiverem relações sexuais frequentes e sem uso de contraceptivos, ao final de 1 ano, 80 desses casais estarão grávidos. Desses 20 casais, caso continuem tentando, estatisticamente, 10 irão engravidar. Esses 10 casais que não conseguirem engravidar irão precisar de algum tipo de ajuda.
E quando você deve procurar ajuda?
A partir de 1 ano de tentativas sem sucesso, para mulheres abaixo de 35 anos de idade, ou 6 meses para mulheres que tenham a partir de 35 anos. No caso de mulheres acima de 40 anos, este prazo é ainda menor, de apenas 3 meses. Isso ocorro porque não se pode perder tempo a partir dos 35 anos de idade da mulher, pois a reserva ovariana cai significativamente, assim como diminuem as chances de uma gravidez saudável para mãe e bebê, com o avanço da idade.
E o que acontece quando procuramos um médico especialista em fertilidade?
Tudo começa pela investigação da causa.
Para o homem, aqui no Instituto Barini é conduzida uma investigação aprofundada da qualidade espermática, que precisa ser feita por especialistas experientes (pela nossa experiência, não basta fazer somente os exames de praxe, em laboratórios comuns – precisam ser especializados).
4 itens precisam ser verificados:
- A concentração (quantidade de espermatozoides). É necessário haver uma quantidade mínima para que haja sucesso na fecundação.
- O formato (identificado através da morfologia de Kruger). Alterações morfológicas podem comprometer a fertilidade.
- A motilidade (ou mobilidade) dos espermatozoides. É necessário que os espermatozoides tenham uma boa capacidade de locomoção.
- A fragmentação do DNA (mede se há um problema significativo no DNA dos espermatozoides que poderia comprometer a fertilidade).
Importante ressaltar que geralmente estes problemas têm solução através de melhorias de estilo de vida, alimentação, suplementação e procedimentos como a Punção Espermática e/ou Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide (ICSI), quando necessário.
Para a mulher, a investigação começa pela reserva ovariana (medida através do Hormônio Antimülleriano), para saber quanto tempo de vida fértil ela ainda tem e qual a perspectiva de resposta frente a um tratamento. Após essa etapa, investiga-se a anatomia do aparelho reprodutor (trompas, ovário e útero).
A partir dessas respostas, é que se define se está configurada infertilidade, se é necessário um tratamento e, havendo a necessidade, qual o melhor caminho para o casal. No Instituto Barini, acreditamos que o melhor caminho é sempre aquele: menos invasivo, que trará menores custos em todos os sentidos da palavra (ou seja, fisicamente para a mulher e emocionalmente e financeiramente, para o casal) e ao mesmo tempo contando com conhecimento especializado e tratamento individualizado, permitindo oferecer os melhores resultados possíveis.
E depois do médico, quem eu devo procurar?
Existem outros profissionais que podem fazer grande diferença nesse processo. Ao se preparar para engravidar, a primeira profissional que pode trazer um grande impacto na fertilidade e na gestação é uma nutricionista especializada em fertilidade.
Uma alimentação equilibrada e voltada à fertilidade irá fazer a diferença na saúde física e mental de casais tentantes e, posteriormente, da gestante. Cada paciente e cada fase do processo exigem conhecimentos especializados e orientações específicas. O acompanhamento nutricional especializado durante essas fases irá começar com uma investigação sobre o estado de saúde do casal, por meio de anamnese (conversa detalhada em que o profissional busca informações relevantes) e solicitação de exames laboratoriais. Em seguida, será prescrita uma alimentação específica, que geralmente é complementada por suplementação de nutrientes:
– Suplementação: a suplementação de vitaminas e minerais é feita de forma individualizada, de acordo com os resultados dos exames laboratoriais, as queixas e o orçamento disponível do casal (existem suplementos que podem fazer com que o processo de preparo nutricional para a gestação seja mais rápido, mas são mais caros. Se estiver fora do orçamento do casal, eles são evitados). Podem incluir ativos como coenzima Q10 e melatonina, que auxiliam na fertilidade.
– Alimentação: também feita de forma individualizada, a alimentação é equilibrada para as necessidades do casal, levando em consideração seu estado de saúde, seu objetivo principal e seus hábitos alimentares.
Importante ressaltar que quando o casal participa da consulta nutricional e cuida de sua alimentação juntos, as chances de gestação aumentam, pois a saúde do óvulo e do endométrio da mulher é tão importante quanto a saúde do espermatozoide do homem.
As evidências científicas indicam que os ajustes nutricionais têm efeito muito positivo na fertilidade e também no desenvolvimento do feto, desde a concepção.
Estar com os exames em dia, fazer exercícios físicos, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, dormir bem, ter uma alimentação equilibrada e fazer a suplementação necessária são as condições ideais para preparar o corpo para engravidar, mas também valem para ter saúde e qualidade de vida em qualquer momento.
O corpo está ok, mas e a mente?
Preparar-se para engravidar tem uma dimensão emocional de que muitos casais não se dão conta.
É a hora certa para ter um filho?
Que tipo de mãe/pai eu quero ser?
Como lidar com as emoções que irão surgir durante as tentativas para engravidar?
E no caso de infertilidade, como lidar com a frustração e a ansiedade?
Quais as ferramentas que preciso incluir em meu repertório para lidar com a pressão social?
Como nós, enquanto casal, vamos nos comunicar entre si de forma efetiva e afetiva?
Como eu estou me sentindo e o que fazer com isso?
A saúde mental afeta diretamente a saúde do corpo (e vice-versa), por isso o momento de se preparar para a gravidez é um momento importante para reservar algumas horas de sua semana para entender as questões acima e muitas outras.
Buscar o autoconhecimento, amadurecer os novos papeis que vão chegar e encontrar recursos para trabalhar as emoções inerentes à ocasião fica muito mais fácil com a psicoterapia. Isso tanto para casais heterossexuais quanto para homoafetivos. Por isso, vale a pena visitar um psicólogo e se cercar de todo tipo de apoio. Você sabia que, assim como no caso da nutrição, existem psicólogos especializados e com experiência em tratamentos de fertilidade, gestação e saúde da mulher?
Preparada para engravidar?
Agora que você está munida de informações, está na hora de partir para a ação. Prepare seu corpo, sua saúde, equilibre sua nutrição, cuide de sua saúde mental e, havendo a necessidade, busque ajuda de profissionais especializados em fertilidade.
E se você quiser saber mais sobre fertilização in vitro, não deixe de ler nossa página especializada sobre o tema, que está recheada de informações imperdíveis.