Logo do instituto barini


Quem Somos

Corpo Clínico ›

Atuação ›

Especialidades ›

Contato

Blog

‹ Voltar

Dr. Ricardo Barini

Dra. Isabela Nelly Machado

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Dra. Kárita Tonini

Dra. Ana Barini

Dra. Emily Polessi

‹ Voltar

Saúde da mulher

Endocopia Ginecológia

Gravidez e parto*

Reprodução humana

Fertilização In Vitro

Nutrição para Fertilidade

Imunologia da Reprodução

Aborto recorrente

Apoio Psicológico para Tentantes

Menopausa

Endometriose

Medicina do estilo de vida

Diabetes

Tratamentos Hormonais

Emagrecimento

‹ Voltar

Ginecologia

Obstetrícia

Ultrassonografia

Medicina Materno-Fetal

Acupuntura

Nutrição

Psicologia

Fisioterapia Pélvica

Nutrição

Uma nutrição saudável e prazerosa é fonte de saúde, prazer, energia e bem estar em nossas vidas, além de prevenir e auxiliar no tratamento de muitas doenças, aumentando nossa qualidade de vida presente e futura!

Dietas restritivas geralmente resultam em comportamentos compulsivos de rebote (daí o "efeito sanfona"). Ajustes na alimentação que se consiga integrar com prazer - e não "dietas" temporárias - trazem efeitos duradouros sem esforço e privação.

O que é Nutrição?

O que faz o Nutricionista?

Nutrição humanizada

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e sua relação com a saúde e as doenças, analisando como ingerimos, digerimos, absorvemos, transportamos pelo corpo e excretamos os alimentos e seus nutrientes. 

É também a área da saúde especializada em analisar se o seu corpo está bem nutrido, assim como orientar cada indivíduo de acordo com as necessidades relativas ao momento de vida e condição de saúde particulares. 

A Nutrição estuda, ainda, a relação do ser humano com a comida, levando em conta fatores sociais, culturais e históricos de cada região e época, observando os impactos de cada tipo de alimentação na saúde e longevidade dos povos.

Há, ainda, linhas específicas dentro da Nutrição que se aprofundam em temas específicos. É o caso da Nutrição Comportamental, que leva em conta a relação afetiva de cada indivíduo com a comida, respeitando a história de cada um e entendendo a comida como fonte de saúde e prazer.

O Nutricionista clínico tem amplo conhecimento sobre os nutrientes e as necessidades nutricionais do corpo humano nas diversas fases da vida e condições de saúde. 

Ele utiliza os alimentos (e, quando necessário, os suplementos alimentares) para melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja buscando um maior equilíbrio nutricional, auxiliando em questões digestivas ou trabalhando para restabelecer o equilíbrio metabólico (necessário para o tratamento de alguns problemas de saúde particulares, como a dislipidemia e a diabetes).

O primeiro passo é definir a melhor conduta em cada situação e, para isto, é necessária uma avaliação nutricional criteriosa e detalhada, competência exclusiva do profissional especializado em Nutrição

Feita esta avaliação, que pode compreender diversos exames laboratoriais, medições corporais e anamnese clínica com o paciente, o Nutricionista utiliza seus conhecimentos para orientar a alimentação e suplementação do paciente, em busca dos objetivos pretendidos. 

Os elementos básicos orientados são o equilíbrio na ingestão de macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), além da hidratação e a forma como o paciente se alimenta (frequência e horários das refeições, mastigação). 

O desafio é auxiliar o paciente a buscar uma alimentação saudável dentro das suas possibilidades práticas, considerando hábitos culturais, restrições relativas à sua rotina, assim como gostos pessoais. Para isto, o Nutricionista deve auxiliar o paciente a encontrar a sua maneira de se alimentar com saúde e prazer.

A reclamação principal pode ser o peso indesejado, problemas digestivos, dor de estômago, transtorno alimentar, alergias, diabetes, problemas renais ou de fígado, dentre outros. Mas com certeza há muito mais a ser avaliado do que a queixa em si. 

Por trás de toda doença existe um histórico relacionado, possivelmente de anos antes do surgimento dela: histórico de vida, cultura familiar, ambiente profissional e social; dúvidas, falta de informações, preconceitos, além de tentativas, frustrações e histórico de tratamentos anteriores. 

Tudo isto precisa ser levado em conta e muitas vezes trabalhado pelo profissional de Nutrição para que o tratamento tenha êxito. Lidar com a alimentação, muitas vezes, significa realizar pequenas – porém significativas – mudanças na cultura familiar do paciente. Da mesma forma, os hábitos alimentares estão ligados a fatores do ambiente em que o paciente está inserido (família, trabalho, amigos) e tudo isto precisa ser levado em conta com delicadeza e respeito. 

Na Nutrição humanizada, o Nutricionista compreende que isto tudo está conectado com as questões de saúde e auxilia o paciente a enxergar essas relações. 

A Nutrição humanizada valoriza a relação do profissional com o paciente, utilizando-se da empatia e visando enxergar e compreender o paciente como um ser humano único e integral. Ao mesmo tempo, busca criar uma relação dentro da qual o paciente seja ativo, pois sem isto os resultados não se concretizam. 

Por este motivo, muitos profissionais da saúde, atualmente, têm inclusive cessado a utilização do termo “paciente”, substituindo-o por “interagente”: aquele que interage, que é ativo e não simplesmente “recebe ordens” do profissional da saúde. Enxergando desta forma, a relação nutricionista ⇔ interagente se transforma em uma relação de empatia e acolhimento, como também de parceria ativa e produtiva.

 

 

aspas laranjas

No Instituto Barini, além de termos uma equipe altamente especializada, valorizamos muito o aspecto humano no atendimento, pois acreditamos que somente com empatia, uma compreensão maior sobre cada indivíduo e a criação de uma parceria produtiva, é possível gerar transformação em nossos hábitos e em nossa saúde. 

Estudo do

Comportamento Alimentar

Todos sabemos que teremos muitos benefícios para nossa saúde e mesmo para nossa vida cotidiana se nos alimentarmos bem: dormir melhor, ter mais disposição e libido, maior concentração e memória, além de evitar desconfortos como refluxo, cólicas, constipação e desequilíbrios na função intestinal e redução de riscos de doenças crônicas. Por que, então, não nos alimentamos bem? 

Ocorre que a alimentação é muito mais do que nutrição. Comer também é vida, é socialização, é prazer. Nossa alimentação está intimamente ligada aos nossos gostos. E estes, por sua vez, estão muito conectados a memórias afetivas, ou seja, ao conteúdo afetivo que ficou atrelado aos alimentos que comíamos quando criança. Tendemos a procurar aquilo que comíamos em situações positivas de afeto e a rejeitar o que ficou relacionado a más experiências. 

Pessoas que foram forçadas a comer determinado tipo de alimento, por exemplo, tendem depois a rejeitá-lo por toda a vida. Enquanto alimentos que representavam um grande afeto em meio a um cenário adverso, podem mesmo chegar a gerar comportamentos compulsivos na vida adulta.

Nos últimos anos, algumas linhas de Nutrição, como a Nutrição Comportamental, se debruçaram sobre esta questão e observaram que dietas restritivas, na vasta maioria dos casos, resultam em comportamentos compulsivos de rebote (daí o já conhecido “efeito sanfona” de emagrecimento e ganho de peso). 

Por conta disso, estas linhas não trabalham com “dietas” temporárias, mas sim com ajustes na alimentação do paciente, que este realmente consiga integrar com prazer em sua vida, para que os efeitos sejam duradouros e sem aquela típica sensação de esforço e privação.

Nestas linhas são utilizadas ferramentas como: 

  • Comer Intuitivo, técnica que ajuda a resgatar a percepção dos sinais do corpo com relação aos alimentos; 
  • Comer com Atenção Plena (ou Mindful Eating), que auxilia a termos presença e consciência durante o momento das refeições;
  • Entrevista Motivacional, que é uma anamnese focada no comportamento alimentar; e
  • Técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental. 

Para se chegar na melhoria de saúde e qualidade de vida pretendidas, é preciso, então, considerar as individualidades do paciente, trabalhando junto com ele em soluções viáveis, que respeitem o que ele sente e traga consciência sobre o seu processo alimentar. E ao invés de se propor dietas “padrão” que servem para todos, será estudado o caso específico e estratégias passo a passo serão propostas para que possa haver uma caminhada factível, de dentro para fora, rumo à maior saúde.

 

Nutrição Ayurvédica

Ayurveda significa “ciência da vida”, uma medicina milenar surgida na Índia e que promove longevidade com qualidade de vida. Trata-se de uma metodologia que observa a natureza, reconhecendo suas forças e ciclos, e orienta as necessidades individuais em cada etapa de cada ciclo da vida: os períodos do dia, as estações do ano, as diferentes idades e condições climáticas e ambientais. Assim como em um dia há o ciclo circadiano, cujo alinhamento é tão importante para nosso equilíbrio físico, o Ayurveda reconhece a importância destes outros ciclos e fatores ambientais e seus impactos na saúde.

A nutrição desempenha um papel central no Ayurveda, dando ênfase especial à importância da comida para alcançarmos uma vida boa, com saúde, equilíbrio e bem estar físico e mental. A Nutrição Ayurvédica, além da proteção à saúde física, estuda os impactos dos alimentos em nossos estados mentais (como ansiedade, falta de concentração, irritabilidade, letargia e depressão), trabalhando os alimentos como elementos que podem ser utilizados para promover reequilíbrio em todos os níveis. No Ayurveda, este equilíbrio é alcançado ao balancear as diferentes forças (inércia, agitação e harmonia) contidas nos diversos alimentos, sempre respeitando as necessidades particulares dos mencionados ciclos da vida (ou seja, trata-se da busca por um equilíbrio dinâmico, e não estático).

Busca-se também que o metabolismo funcione de forma adequada, permitindo que a digestão ocorra de forma orgânica, os nutrientes sejam assimilados e excretados com eficiência, o sistema imunológico opere adequadamente e que a mente esteja em equilíbrio.

Ao invés de focar na questão técnica nutricional, a Ayurveda olha para os alimentos buscando bem-estar, harmonia e desintoxicação de forma integral, portanto, sendo um conhecimento complementar à Nutrição Clássica ocidental. Trata-se de uma abordagem mais sutil, cuja visão e conduta conectam os diferentes aspectos da vida: físico, emocional, mental, energético e espiritual.

 

Nutrição e Bioenergética

A Análise Bioenergética é uma técnica terapêutica desenvolvida por Alexander Lowen que trabalha em conjunto o corpo e a mente. Segundo o autor, os processos energéticos do corpo determinam o que acontece na mente, da mesma forma que os processos energéticos que acontecem na mente determinam o que acontece no corpo.

A obesidade, na visão bioenergética, é definida como um distúrbio em que a pessoa obesa absorve mais do que gasta. No corpo, este excesso (alimento) se deposita em forma de gordura. Na mente, esse distúrbio é manifestado pela dificuldade que a pessoa tem de expressar seus sentimentos, seus traumas e pela sua capacidade de “engolir sapos”. Todas essas emoções vão se “acumulando” no indivíduo.

Por mais verdadeiro que seja o desejo do paciente relacionado à alimentação e/ou saúde, renunciar aos hábitos que amparam essa queixa pode ser muitas vezes ameaçador, por isso é tão difícil mudá-los. A Bioenergética é uma ferramenta poderosa para trazer a consciência que a obesidade é uma defesa estruturada. Nesse sentido, ela atua para trazer à tona aquilo que sentimos e o que podemos mudar para termos uma relação saudável e prazerosa com nosso corpo.

 Análise Bioenergética voltada para a Nutrição une o trabalho com o corpo e com a mente, usando procedimentos de manipulação, a técnica analítica e exercícios corporais específicos. São avaliados aspectos como mastigação, respiração e grounding (termo em inglês para enraizamento, aterramento). É uma prática que permite o contato direto com a natureza, com o objetivo de mapear os processos energéticos do paciente, suas consequências na mente e suas determinações no corpo.

Nós do Instituto Barini acreditamos que uma vida saudável pode ser conquistada por meio do equilíbrio e não da privação. Conheça nossa Equipe de Saúde e também nossas Áreas de Atuação.

A atuação do Nutricionista Comportamental é essencial para que a pessoa que se queixa de algum aspecto de sua saúde tenha uma recomendação e acompanhamento adequados para atingir seus objetivos de maneira saudável e duradoura.

Para ter uma alimentação saudável que propicie a saúde e longevidade, é necessário recorrer ao Nutricionista, que irá analisar seus exames, queixas e objetivos e utilizar todo seu conhecimento para montar estratégias adequadas.

Transtornos Alimentares

Transtornos alimentares como anorexia, bulimia e compulsão alimentar já são bem conhecidos, mas devemos estar atentos a uma condição que atinge cada vez mais pessoas, classificada como: comer transtornado. 

O comer transtornado pode ser definido como um meio termo entre o comer saudável e o transtorno alimentar, ele não é considerado uma doença mas pode evoluir para um distúrbio mais grave.

A busca constante por perda de peso, dietas muito restritivas, o medo de comer certos alimentos ou até mesmo o desejo de ficar mais “forte” e musculoso podem levar o indivíduo a um comer transtornado, levando prejuízos à sua saúde.

As consequências psicológicas relacionadas à privação nutricional incluem depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, perda da libido, assim como pensamentos compulsivos sobre comida e/ou estresse que podem ser um acelerador para o início do transtorno alimentar.

Nesse sentido, a atuação do Nutricionista Comportamental é essencial para que a pessoa que se queixa de algum aspecto de sua saúde tenha uma recomendação e acompanhamento adequados para atingir seus objetivos de maneira saudável e duradoura.

Vale a pena consultar um Nutricionista?

Apesar de toda a evolução científica e clínica na área da Nutrição, muitas pessoas são resistentes ao acompanhamento nutricional, por acreditar possuir informações suficientes sobre o tema. Isso acontece pois existe muita divulgação sobre o assunto – principalmente nas mídias sociais -, além de existirem aplicativos disponíveis gratuitamente para acesso da população em geral.

Porém, calcular calorias, conhecer um pouco sobre alimentos e fitoterápicos e ter ferramentas que auxiliam na montagem de dietas padrão não é suficiente para cada um alcançar a saúde, respeitando suas individualidades. 

Ao contrário, o uso de informações equivocadas muitas vezes têm resultado em problemas de saúde. Saber diferenciar informações confiáveis de modismos e recomendações pouco estudadas, pouco confiáveis e com alto risco de efeitos colaterais é fundamental e algo que somente os anos de estudo e prática permitem. 

Para ter uma alimentação saudável que propicie a saúde e longevidade, é necessário recorrer ao Nutricionista, que irá analisar seus exames, queixas e objetivos e utilizar todo seu conhecimento para montar estratégias adequadas.

Independente de qual seja a sua questão de saúde, evite o autotratamento. Nós do Instituto Barini temos uma Equipe de Saúde altamente especializada para cuidar da sua saúde de forma integral e teremos imenso prazer em te ajudar a construir uma vida mais saudável e sem restrições. Conheça nossas Áreas de Atuação e saiba mais.

 

Artigos Relacionados

4
5
Como se preparar para engravidar?

Como se preparar para engravidar?

É indicado começar a se preparar para engravidar antes mesmo de iniciar as tentativas, fazendo ajustes que podem facilitar a concepção.

Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

Sabe aquela comida de vó? Um bom prato de arroz e feijão, com legumes tirados da horta do quintal ou comprados na feira, direto do produtor? Esse ainda é o modelo de alimentação que a gente deveria seguir. O segredo da qualidade nutricional é mais simples do que se...

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Você sabe onde fica a tireoide? E sabe como ela pode afetar todo o organismo? A tireoide é uma glândula com um formato semelhante ao contorno de uma borboleta que se localiza na parte anterior ao pescoço, apoiada na traqueia. Apesar de ser relativamente pequena, a...

Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz

Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz

Assim, podemos dizer que a saúde é uma construção, já que ela depende das escolhas e ações diárias de cada um. Você já parou para analisar se o seu estilo de vida está a favor ou contra a sua saúde e longevidade? É uma boa pergunta a se fazer.

Ciclo da Dieta

Ciclo da Dieta

Quando se pensa em perder peso, a primeira coisa que vem à cabeça é: preciso fazer uma dieta, não é mesmo? Mas você sabia que o ciclo da dieta é tóxico? Continue lendo este artigo e entenda porque o ciclo vicioso das dietas pode comprometer sua saúde!  Ciclo...

Como emagrecer com saúde?

Como emagrecer com saúde?

Como emagrecer com saúde? A resposta parece simples: basta fazer uma dieta e praticar exercícios físicos, certo? Errado! Apesar de a alimentação saudável e a prática de atividades físicas serem os pilares de um emagrecimento com saúde, muitos outros fatores estão...

O que é Osteoporose?

O que é Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, deixando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas. É um quadro clínico muito comum, principalmente em mulheres após a menopausa, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre a...

Tratamento para Infertilidade

A dificuldade para engravidar atinge cerca de 15% dos casais que são tentantes, segundo a Organização Mundial da Saúde. Porém, vale ressaltar que os casais devem tentar por, pelo menos 1 ano, antes de procurar o tratamento para infertilidade. Já as mulheres com mais...

Tratamento da Obesidade

No Brasil, 1 em cada 5 pessoas sofre de obesidade, enquanto o sobrepeso afeta quase metade da população. A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e afeta a sociedade como um todo. Mas como é o tratamento da obesidade? O tratamento para Obesidade...

Quer melhorar sua saúde e agir preventivamente?

Conheça o Corpo Técnico do Instituto Barini, altamente capacitado para cuidar da sua saúde como um todo.

Dr. Ricardo Barini

Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana

Dra. Isabela Nelly Machado

Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Ginecologia e Obstetrícia

Dra. Lívia Conz

Ginecologia e Mastologista

Dra. Kárita Tonini

Nutrição para a Fertilidade e Saúde da Mulher

Dra. Ana Barini

Psicologia

Dra. Emily Polessi

Fisioterapia Pélvica

Podemos ajudar?