Logo do instituto barini


Quem Somos

Corpo Clínico ›

Atuação ›

Especialidades ›

Contato

Blog

‹ Voltar

Dr. Ricardo Barini

Dra. Isabela Nelly Machado

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Dra. Kárita Tonini

Dra. Ana Barini

Dra. Emily Polessi

‹ Voltar

Saúde da mulher

Endocopia Ginecológia

Gravidez e parto*

Reprodução humana

Fertilização In Vitro

Nutrição para Fertilidade

Imunologia da Reprodução

Aborto recorrente

Apoio Psicológico para Tentantes

Menopausa

Endometriose

Medicina do estilo de vida

Diabetes

Tratamentos Hormonais

Emagrecimento

‹ Voltar

Ginecologia

Obstetrícia

Ultrassonografia

Medicina Materno-Fetal

Acupuntura

Nutrição

Psicologia

Fisioterapia Pélvica

Acupuntura

A Acupuntura trata doenças ginecológicas, respiratórias, infertilidade, insônia, estresse, depressão, fibromialgia, entre outras.

O que é Acupuntura?

Quem pode aplicar Acupuntura

Como funciona a Acupuntura

A Acupuntura  é uma técnica milenar oriunda da Medicina Chinesa. Envolve a inserção de agulhas metálicas muito finas através da pele em pontos localizados nos canais de energia existentes em nosso corpo. 

A Acupuntura foi desenvolvida através da observação da natureza, traçando um paralelo entre o que acontece nela e no organismo humano. Na Medicina Chinesa, saúde significa equilíbrio e as doenças e sintomas ocorrem devido ao desequilíbrio energético gerado por diferentes causas, dentre as principais estão: má alimentação, intoxicações (sejam alimentares, medicamentosas e outras) e desequilíbrios emocionais. 

Apesar de ter sido criada há milhares de anos, antes mesmo do desenvolvimento da ciência, os efeitos benéficos à saúde da Acupuntura só foram comprovados cientificamente recentemente, passando a ser uma especialidade médica reconhecida e avalizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 1995.

A técnica deve ser aplicada somente por médicos e profissionais devidamente habilitados, com especialidade reconhecida em Acupuntura.

Para que serve a Acupuntura?

A Acupuntura serve para tratar e controlar diversas enfermidades e condições por meio do reequilíbrio do fluxo de energia por todo o corpo. 

São exemplos de  doenças e sintomas que apresentam evoluções muito significativas quando se realiza o tratamento com Acupuntura

– Doenças ginecológicas, incluindo dores relacionadas à Endometriose;

– TPM e cólicas menstruais;

– Infertilidade masculina e feminina;

– Rinite e asma

– Dores de cabeça;

– Dores nas costas (Lombalgias) e Cervicalgia;

– Cansaço, fadiga;

– Depressão;

– Síndrome do Pânico;

– Ansiedade;

– Estresse crônico e burnout;

– Constipação;

– Fibromialgia;

– Pacientes em tratamentos oncológicos com reações como vômitos; 

– Dentre muitas outras.

A Acupuntura por ser explicada de duas maneiras: através dos princípios da Medicina Chinesa e pela Medicina Ocidental, ou seja, pelo mecanismo energético ou científico.

A Medicina Chinesa define que a estimulação dos pontos energéticos distribuídos ao longo do corpo, nos chamados Meridianos, regulariza a corrente de Chi (energia) que circula pelos órgãos (Zang Fu).

A correlação da Medicina Chinesa com a ocidental evidenciou o mecanismo de ação hormonal da Acupuntura, que tem relação com a produção de neuro hormônios, neurotransmissores e hormônios e o mecanismo neural. 

A inserção da agulha na pele estimula as terminações nervosas, gerando um potencial de ação (um estímulo elétrico) no sistema nervoso. Atua também no sistema límbico, por isso tem muito efeito no estado emocional das pessoas.

A consulta conta com uma anamnese detalhada, onde se observa a pele, língua e pulso, que são meios diagnósticos da Medicina Chinesa. A força da pulsação sanguínea em diferentes alturas sinaliza ao médico aspectos da distribuição energética do corpo. O aspecto visual da língua evidencia sinais de eliminação de toxinas, além de exibir marcas presentes em locais específicos relacionados a disfunções em órgãos respectivos e a pele. 

Além da análise tradicional da Medicina Chinesa, ao realizar acupuntura com um médico é possível obter um diagnóstico mais  enriquecido através de resultados de exames e outros diagnósticos médicos.

aspas laranjas

Afinal de contas, de onde surgiu a Acupuntura? A Medicina Chinesa nasceu do conjunto das práticas de Acupuntura, alimentação, Fitoterapia e moxabustão (imposição de calor localizado, através da queima de ervas medicinais específicas), durante a Dinastia Ming (1368-1644 d.C), embora também praticada por outros povos. Há também relatos de agulhas de pedra (206-220 d.C) A Medicina Chinesa teve seu desenvolvimento documentado na era da Dinastia Zhou, de 1027 AC a 221 AC.

Acupuntura

Acupuntura dói?

As agulhas de Acupuntura são muito finas e descartáveis. Geralmente, a aplicação causa pouca dor, porém alguns locais eventualmente podem ser mais sensíveis e dolorosos. A dor depende de vários fatores, inclusive a situação física e emocional do paciente. Porém, mesmo nos pontos doloridos, geralmente o paciente sente desconforto no início da aplicação e conforme ocorre o reequilíbrio energético, esta dor se dissipa e permanecem os benefícios.

Benefícios da acupuntura 

A Acupuntura possui incontáveis pontos a seu favor. Listamos aqui os principais benefícios da acupuntura:

  1. Diminuição do stress;
  2. Recuperação de casos de Burnout;
  3. Tratamento de dores nas costas, tensão no pescoço e dor nas articulações das mãos e braços;
  4. Alívio das dores de cabeça;
  5. Alívio da dor temporomandibular (dores na ATM);
  6. Melhoria do sistema imunológico e redução dos dias de duração de doenças;
  7. Maior clareza mental e aumento da energia;
  8. Melhora de condições digestivas;
  9. Alívio de processos alérgicos;
  10. Melhora do sono;
  11. Redução dos efeitos da TPM e de cólicas menstruais;
  12. Melhoria da fertilidade masculina e feminina.

Os pontos de Acupuntura são áreas anatomicamente definidas na pele em relação a certos pontos de referência no corpo.

Pontos de Acupuntura

Os pictogramas chineses originais para pontos de Acupuntura indicavam que havia buracos na pele pelos quais a energia Chi podia fluir. Hoje, estes pontos de Acupuntura podem ser detectados de forma confiável através de medições eletrodérmicas, que aferem as correntes elétricas na superfície da pele.

Acupuntura auricular ou Auriculoacupuntura

A Acupuntura auricular é um procedimento simples e seguro que é eficaz no tratamento de muitas doenças.  A orelha é considerada um microssistema energético que possui pontos nervosos que afetam o corpo inteiro, podendo ser utilizada para  várias situações.

Essa técnica pode ser usada em conjunto com outras especialidades médicas em tratamentos de saúde. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, é importante que você consulte um médico de sua confiança.

Tipos de Acupuntura

Acupuntura infantil

Um bebê pode receber tratamentos de Acupuntura desde seu nascimento e continuar durante toda a infância. Não existe uma idade mínima para o paciente se beneficiar da Acupuntura e da Medicina Chinesa. Em alguns casos, esse tratamento pode minimizar a necessidade de medicamentos e intervenções médicas mais invasivas, assim como, ao atuar de forma preventiva, também evitar que isto aconteça no futuro.

Assim como em todos os tratamentos de saúde, quando pensamos em iniciar um tratamento de Acupuntura em crianças, devemos  procurar um profissional que não tenha apenas especialização na técnica, mas também em crianças. 

A Acupuntura infantil funciona tão bem em crianças quanto a técnica tradicional funciona em adultos, porém com a vantagem de que, nas crianças, as agulhas não precisam ser deixadas por tanto tempo quanto nos adultos, para que se produzam os mesmos benefícios.

 

Acupuntura para ansiedade

A Acupuntura auxilia o sistema nervoso a se equilibrar, ao restabelecer o balanço natural do sistema neurovegetativo, que é composto pelos sistemas “simpático” e “parassimpático”. 

Enquanto o primeiro é responsável por mobilizar o corpo para a atividade e é ativado em situações de medo, agressividade, estresse ou emergências, o segundo é restaurador, possuindo a função de fazer o organismo retornar ao estado de tranquilidade em que se encontrava antes de situações estressantes. 

Estes dois sistemas funcionam de maneira complementar e dinâmica, porém, quando temos um excesso de estímulos estressores de forma contínua e crônica, o organismo pode perder este equilíbrio dinâmico e nos sentimos “estressados”. Os casos de Síndrome de Burnout (termo em inglês para esgotamento) são um exemplo extremo deste desequilíbrio. 

As polaridades do sistema simpático e parassimpático estão relacionadas ao nosso aspecto ativo – ou “yang” na Medicina Chinesa – e ao nosso aspecto passivo – ou “yin” na Medicina Chinesa. Ao equilibrar os fluxos de energia yin e yang e o sistema nervoso, os sintomas de estresse e ansiedade são aliviados.

 A Acupuntura para a ansiedade geralmente apresenta resultados rápidos,  com alívio significativo já nas sessões iniciais do tratamento. 

Acupuntura para emagrecer

A Acupuntura não age diretamente na queima de gordura, mas pode atuar sobre fatores que interferem significativamente no excesso de peso, como desequilíbrios metabólicos e ansiedade. Nestes casos, é importante que a Acupuntura seja realizada em conjunto com outras especialidades, como a Endocrinologia e a Nutrição, para que o paciente tenha um resultado ainda mais duradouro. No Instituto Barini, dispomos de profissionais altamente qualificados em todas estas áreas, que podem conduzir estes tratamentos.

 

Acupuntura para enxaqueca

A Acupuntura pode ser uma excelente aliada na redução da frequência e intensidade de dores de cabeça e enxaquecas. Também pode ser usada de forma complementar a outros tratamentos, como por exemplo o medicamentoso.

Além disso, para aqueles que não respondem bem aos medicamentos prescritos para dores de cabeça ou enxaquecas – seja por não fazerem efeito ou devido aos efeitos colaterais apresentados – a Acupuntura pode ser uma ótima alternativa.

 

Acupuntura para depressão

É provado que a Acupuntura é uma forma eficiente na redução do estresse. Isso pode ajudar a melhorar o bem-estar emocional e mental e amenizar os sintomas associados à ansiedade e depressão. 

 

A Acupuntura possui inúmeros benefícios e poucas contraindicações. Se você sofre com algum aspecto da sua saúde ou gostaria de melhorá-lo, não deixe de consultar seu médico e buscar um profissional de Acupuntura qualificado. 

No Instituto Barini, nós temos uma Equipe altamente qualificada para cuidar de sua saúde de forma completa e continuada. Conheça nossas Áreas de Atuação e saiba mais. 

Artigos Relacionados

4
5
Acupuntura na gravidez

Acupuntura na gravidez

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que auxilia no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Seu objetivo é equilibrar a energia vital do organismo, trazendo...

Tratamento para Infertilidade

A dificuldade para engravidar atinge cerca de 15% dos casais que são tentantes, segundo a Organização Mundial da Saúde. Porém, vale ressaltar que os casais devem tentar por, pelo menos 1 ano, antes de procurar o tratamento para infertilidade. Já as mulheres com mais...

Tratamento da Obesidade

No Brasil, 1 em cada 5 pessoas sofre de obesidade, enquanto o sobrepeso afeta quase metade da população. A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e afeta a sociedade como um todo. Mas como é o tratamento da obesidade? O tratamento para Obesidade...

Quer melhorar sua saúde e agir preventivamente?

Conheça o Corpo Técnico do Instituto Barini, altamente capacitado para cuidar da sua saúde como um todo.

Dr. Ricardo Barini

Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana

Dra. Isabela Nelly Machado

Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Ginecologia e Obstetrícia

Dra. Lívia Conz

Ginecologia e Mastologista

Dra. Kárita Tonini

Nutrição para a Fertilidade e Saúde da Mulher

Dra. Ana Barini

Psicologia

Dra. Emily Polessi

Fisioterapia Pélvica

Podemos ajudar?