Logo do instituto barini


Quem Somos

Corpo Clínico ›

Atuação ›

Especialidades ›

Contato

Blog

‹ Voltar

Dr. Ricardo Barini

Dra. Isabela Nelly Machado

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Dra. Kárita Tonini

Dra. Ana Barini

Dra. Emily Polessi

‹ Voltar

Saúde da mulher

Endocopia Ginecológia

Gravidez e parto*

Reprodução humana

Fertilização In Vitro

Nutrição para Fertilidade

Imunologia da Reprodução

Aborto recorrente

Apoio Psicológico para Tentantes

Menopausa

Endometriose

Medicina do estilo de vida

Diabetes

Tratamentos Hormonais

Emagrecimento

‹ Voltar

Ginecologia

Obstetrícia

Ultrassonografia

Medicina Materno-Fetal

Acupuntura

Nutrição

Psicologia

Fisioterapia Pélvica

Psicologia

Grande aliada na busca de uma vida equilibrada e mais feliz, a psicologia clínica é a área da psicologia que se ocupa de diagnósticos e tratamentos, através da psicoterapia.

Na prática, ela nos ajuda a lidar com traumas, lutos, ansiedades, medos e outras emoções, a aumentar a autoconfiança e a criar relações saudáveis, trazendo mais bem-estar.

O que é Psicologia?

É a ciência que estuda o comportamento humano, a relação dos humanos entre si, consigo próprios (a mente humana) e com o ambiente. Assim, estuda os processos e estados mentais – desde o desenvolvimento comum aos adoecimentos mentais.

A psicologia clínica é a área voltada ao atendimento dos pacientes, é a parte da psicologia que se ocupa dos diagnósticos e tratamentos, através da psicoterapia. Ela cuida da saúde mental do paciente através da relação com o terapeuta.

Existem diversas linhas teóricas que embasam a psicoterapia, sendo as mais conhecidas a Psicanálise, a Terapia Cognitivo Comportamental e a Psicoterapia Sistêmica. Mas há ainda a linha Existencial, o Psicodrama, as linhas de terapia corporal e outras.

aspas laranjas

A psicoterapia é uma grande aliada na busca de uma vida equilibrada e mais feliz.

Psicoterapia:

Para quê e para quem?

A psicoterapia é uma grande aliada na busca de uma vida equilibrada e mais feliz. Conhecer a si mesmo, estar em contato com as suas emoções e sentimentos, podendo compreendê-los e acolhê-los, é essencial para uma vida satisfatória e saudável. Isso pode parecer simples de se dizer, mas na prática é complexo, pois somos muito mais do que os nossos pensamentos conscientes. Somos também nossas emoções e nosso inconsciente. E este último tem muitas artimanhas para ocultar da nossa consciência tudo aquilo que seja diferente dos nossos ideais, ou seja: nossos desejos inconfessáveis, nossos traumas e feridas mais doloridas, nossa vulnerabilidade e nossas emoções reprimidas (como raiva e medo), das quais muitas vezes “não temos nem notícia”.

As manifestações do nosso inconsciente aparecem, por exemplo, em sonhos, medos e sentimentos persistentes, preocupações, pensamentos repetitivos, compulsões, sintomas corporais.

Muitas vezes essas manifestações nos trazem sofrimento e angústia, especialmente se eles permanecem desconhecidos. É justamente por isso que dizemos que a psicoterapia promove autoconhecimento. Conhecer-se melhor passa pela investigação destes processos internos, de entender por que, na vida, fazemos as escolhas que fazemos e por que sentimos da forma como sentimos. É conhecer a origem das nossas emoções.

Assim, a terapia é um tempo dedicado exclusivamente a você, com escuta atenta do terapeuta, treinado para receber tudo sem julgamentos, identificar estes processos internos e a te auxiliar neste caminho. A terapia é uma relação baseada em confiança e empatia, com a garantia do sigilo total.

Na prática, ela nos ajuda a lidar com traumas, lutos, medos, ansiedades, tristezas, a aumentar a autoconfiança e a criar relações saudáveis. Ou seja, ajuda a resolver aquilo que muitas vezes parece sem solução e fica debaixo do tapete, mas que insiste em nos incomodar.

Você pode escolher fazer uma psicoterapia por estar enfrentando algum problema específico e querer resolvê-lo melhor ou simplesmente iniciar um processo psicoterápico para se conhecer melhor. Como a vida é dinâmica – o inconsciente está sempre ativo! – sempre há algo interessante a ser explorado. Os processos de transformação vividos na terapia fazem a nossa relação com o mundo ficar mais gostosa e estimulante!

Como saber qual o melhor tipo de psicoterapia para mim?

Como existem diferentes linhas da psicologia, há formas de trabalhar variadas, mas todas elas se baseiam em muita conversa.

Nas linhas analíticas, como psicanalíticas e junguianas, os terapeutas tendem a falar menos e serem mais concisos nas suas colocações. Nelas, o paciente é encorajado a falar livremente, sobre o que lhe vier na mente.

Já as linhas comportamentais tendem a ser mais racionais e objetivas, podendo inclusive traçar metas para a terapia. No psicodrama recursos do teatro são usados para compreendermos nossos papéis e relações sociais e por isso pode ser que o terapeuta lhe convide a interpretar um personagem da sua vida ou interagir com ele.

E as linhas corporais podem incluir massagens específicas, exercícios de conscientização corporal, respiração e até meditações guiadas.

Não existem linhas melhores ou piores e sim aquela que se encaixa melhor com o seu estilo e a sua demanda.  O importante é você se sentir confiança no terapeuta e confortável com a forma dele trabalhar. Se você não gostou da primeira entrevista, tente outro terapeuta. Certamente há algum que se encaixa com o seu jeito e com quem você conseguirá desenvolver o trabalho desejado.

Como saber se preciso de terapia?

Seguem aqui alguns sinais que podem te ajudar a decidir se uma ajuda profissional pode ser uma boa ideia para o seu momento:

  • Sente ansiedade e tristeza intensa e frequente, isso tem atrapalhado seu dia a dia, seu trabalho ou a fazer coisas que gosta. Tem dificuldade de foco e se sente desmotivado. Deixou de sentir prazer em coisas que te davam prazer no passado.
  • Está passando por algum evento que está gerando muita ansiedade, como uma grande mudança, um problema no trabalho ou um processo de Reprodução Assistida, e está tendo dificuldade de lidar com a questão (se o seu caso for o último, não deixe de ler nosso outro texto sobre Apoio para Pacientes Tentantes).
  • Se você se sente muito sozinho, não quer contato com as pessoas, não sente que tem apoio e isso tudo te entristece.
  • Se sente algum medo muito intenso e que não seja algo pontual e passageiro.
  • Tem dificuldade de lidar com mudanças e incertezas.
  • Se você tem um pensamento recorrente, fica remoendo um problema, pensando sempre nas mesmas coisas e tentando solucionar tudo na sua cabeça o tempo todo.
  • Se suas emoções são muito intensas, seu humor muda muito e isso te incomoda. Está bem em um dado momento e em seguida sente que perde as estribeiras, fica muito nervoso, fora de si. Se tem brigado frequentemente com as pessoas que ama, sente-se muito irritado e fica tomado pelos meus sentimentos.
  • Se seus relacionamentos são muito instáveis, insatisfatórios e duram pouco.
  • Se você sente tensão no corpo e outros sintomas físicos que seu médico já lhe disse que tem um fundo emocional, como enxaqueca, gastrite, fibromialgia, assim como doenças autoimunes, câncer, dentre outras.
  • Se você quer mudar algo no seu comportamento, não consegue e isso te incomoda. Por exemplo: sente que não termina o que começou ou tem episódios incontroláveis de comer compulsivamente.
  • Se você está estressado, sente sempre muita pressão, que o tempo escorre entre os dedos, ou atropelado pelo relógio e não consegue desligar, descansar.
  • Se você teve uma perda de algo ou alguém importante e está difícil de lidar com ela. Pode ser uma pessoa amada, um trabalho, algo que fosse muito significativo para você e a dor não está indo embora sozinha.

Caso você identifique qualquer um dos sintomas acima, ou algum outro que lhe preocupe, não hesite em pedir ajuda. Na equipe do Instituto Barini temos profissionais especializados e preparados para cuidar de você e lhe apoiar no caminho do autoconhecimento. Lembre-se, você não está sozinho!

As crises e desafios que surgem em nossas vidas muitas vezes nos convidam a explorar áreas internas e experiências muitas vezes antes nunca imaginadas. Atravessamos sentimentos, memórias, lutos, traumas e através do autoconhecimento saímos mais fortes, resilientes, maduros e integrados. Vale a pena cuidar de si, sempre!

O Instituto Barini conta com um corpo técnico especializado, que oferece um atendimento humanizado e acolhedor. Conheça nossa Equipe e também nossas Áreas de Atuação.

Artigos Relacionados

4
5
Como se preparar para engravidar?

Como se preparar para engravidar?

É indicado começar a se preparar para engravidar antes mesmo de iniciar as tentativas, fazendo ajustes que podem facilitar a concepção.

Quer melhorar sua saúde e agir preventivamente?

Conheça o Corpo Técnico do Instituto Barini, altamente capacitado para cuidar da sua saúde como um todo.

Dr. Ricardo Barini

Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana

Dra. Isabela Nelly Machado

Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Ginecologia e Obstetrícia

Dra. Lívia Conz

Ginecologia e Mastologista

Dra. Kárita Tonini

Nutrição para a Fertilidade e Saúde da Mulher

Dra. Ana Barini

Psicologia

Dra. Emily Polessi

Fisioterapia Pélvica

Podemos ajudar?