A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que auxilia no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Seu objetivo é equilibrar a energia vital do organismo, trazendo benefícios para a saúde do paciente. A acupuntura na gravidez, além de ser totalmente segura, poupa a gestante de medicamentos que podem causar algum risco para a mamãe ou para o bebê.
Benefícios da acupuntura na gravidez
A gravidez pode trazer alguns sintomas indesejáveis como dores e enjoos, porém alguns medicamentos e substâncias podem ser prejudiciais. Sendo assim, a acupuntura se torna uma grande aliada para as futuras mamães. Veja alguns sintomas que acupuntura na gravidez pode aliviar:
– Dor na lombar;
– Constipação intestinal;
– Refluxo gastroesofágico;
– Dores de cabeça;
– Transtornos do sono;
– Enjoos e vômitos;
– Inchaço;
– Enxaquecas;
– Sintomas emocionais: preocupação, medo, ansiedade e depressão.
Além de aliviar todos esses sintomas, a acupuntura na gestação ainda:
- Evita o uso de medicamentos em excesso ou sem necessidade;
- Previne o descolamento da placenta;
- Melhora a circulação útero-placenta;
- No trabalho de parto, ajuda nas contrações ritmadas e na dilatação desejada;
- Estimula o parto normal;
- Ajuda no reposicionamento do feto na barriga;
- Controla os sintomas que podem prejudicar a produção de leite.
Acupuntura pode ser feita em qualquer período da gestação?
Sim, desde que seja feita por um profissional especializado e experiente.
Pontos contraindicados durante a gravidez
Os pontos da acupuntura que não devem ser utilizados durante a sessão são: o Bx31 ao 34, IG4, E36, BP2, BP3, BP6 e SHixuan (ponto extra). Esses pontos estimulam o parto e podem causar aborto. Ao final da gravidez, quando houver necessidade, esses pontos podem ser utilizados para a indução ao parto.
Em gestantes, as sessões de agulhamento não devem ultrapassar 30 minutos.
A quantidade de sessões depende de cada caso, mas muitas vezes nas primeiras sessões, as gestantes já sentem uma melhora no seu bem estar.
A acupuntura dói?
Geralmente, a acupuntura não dói mas o paciente sente a agulha penetrando na pele. Como a agulha é extremamente fina e a perfuração é superficial, apenas uma picadinha é sentida na maioria dos casos. Alguns pacientes também relatam sensações como peso ou um pequeno choque no local da aplicação da agulha.
Bebê sentado ou na transversal
Quando o bebê fica sentado ou na transversal dentro da barriga, a acupuntura pode ajudar a reverter a situação. Nesses casos, ela é aliada a outra técnica denominada de moxabustão, que consiste em um incenso feito da erva Artemísia que estimula os pontos de acupuntura por meio do calor.
Vale ressaltar que quanto mais cedo a gestante começar o tratamento de acupuntura na gravidez, maiores as chances de sucesso. O ideal é começar as sessões por volta da 30ª semana.
Acupuntura no parto
Quando o trabalho de parto está muito lento e as contrações e a dilatação não evoluem, a estimulação de alguns pontos da acupuntura (contraindicados em outros momentos), ajudam a facilitar o trabalho de parto.
A técnica também pode auxiliar a estimulação do início do trabalho de parto quando a gravidez já passou da 37ª semana.
Os pontos para a indução do parto são o IG4 e BP6.
Amamentação
O nervosismo, a ansiedade, o cansaço e a privação do sono que as mamães passam ao voltar para casa com os seus bebês podem afetar sua produção de leite.
A acupuntura pode ajudar a controlar esses sintomas e estimula a lactação, inclusive quando o leite já secou. Através de pontos específicos, a acupuntura trabalha as energias do próprio corpo e o leite que já secou volta a fluir.
Moxabustão em grávidas
Em vez das agulhas, a moxabustão se utiliza do calor. Os pontos são estimulados através da queima da erva Artemísia, que fica aproximadamente 1cm da pele durante o tratamento. Essa distância pode variar dependendo do paciente e de sua tolerância ao calor.
Essa técnica geralmente é realizada na 32ª semana da gestação, utilizada em casos em que o bebê não está na posição correta.
A moxabustão deve ser aplicada no ponto Zhiyin ou ponto BL67. Esses pontos estimulam a produção de hormônios femininos, o que favorece o revestimento do útero e estimula a atividade do feto. O bebê muda de posição entre 50% a 75% das vezes.
Auriculoterapia em gestantes
A auriculoterapia também é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa em que o foco de concentração energética são as orelhas. Ela também é chamada de reflexologia porque a orelha é um microssistema que representa o corpo todo.
Geralmente, são utilizadas sementes de mostarda que fazem pressão sobre pontos específicos e são coladas na pele durante 5 dias.
Vale ressaltar que nas gestantes, assim como acontece na acupuntura, alguns pontos não devem ser estimulados.
Alguns benefícios da auriculoterapia na gravidez são:
– Diminui os enjoos;
– Diminui a ansiedade;
– Diminui a falta de ar;
– Diminui as dores nas costas;
– Regula o intestino.
Acupuntura e fertilidade
Se você ainda está tentando engravidar, também pode se beneficiar com a acupuntura. Isso porque essa técnica melhora o fluxo sanguíneo para o útero e prepara o endométrio para a transferência do embrião.
Além disso, a acupuntura aumenta a taxa de gravidez entre 15 a 20% no tratamento de fertilização invitro.
Em casos de infertilidade masculina, a acupuntura melhora a mobilidade, a quantidade e qualidade dos espermatozoides.
Aqui no Instituto Barini, contamos com uma especialista em Acupuntura, conheça a Dra. Luciana Katayma.