Logo do instituto barini


Quem Somos

Corpo Clínico ›

Atuação ›

Especialidades ›

Contato

Blog

‹ Voltar

Dr. Ricardo Barini

Dra. Isabela Nelly Machado

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Dra. Kárita Tonini

Dra. Ana Barini

Dra. Emily Polessi

‹ Voltar

Saúde da mulher

Endocopia Ginecológia

Gravidez e parto*

Reprodução humana

Fertilização In Vitro

Nutrição para Fertilidade

Imunologia da Reprodução

Aborto recorrente

Apoio Psicológico para Tentantes

Menopausa

Endometriose

Medicina do estilo de vida

Diabetes

Tratamentos Hormonais

Emagrecimento

‹ Voltar

Ginecologia

Obstetrícia

Ultrassonografia

Medicina Materno-Fetal

Mastologia

Acupuntura

Nutrição

Psicologia

Fisioterapia Pélvica

Acupuntura na gravidez

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que auxilia no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Seu objetivo é equilibrar a energia vital do organismo, trazendo benefícios para a saúde do paciente. A acupuntura na gravidez, além de ser totalmente segura, poupa a gestante de medicamentos que podem causar algum risco para a mamãe ou para o bebê. 

Benefícios da acupuntura na gravidez

A gravidez pode trazer alguns sintomas indesejáveis como dores e enjoos, porém alguns medicamentos e substâncias podem ser prejudiciais. Sendo assim, a acupuntura se torna uma grande aliada para as futuras mamães. Veja alguns sintomas que acupuntura na gravidez pode aliviar:  

– Dor na lombar;

– Constipação intestinal;

– Refluxo gastroesofágico;

– Dores de cabeça;

– Transtornos do sono;

– Enjoos e vômitos;

– Inchaço;

– Enxaquecas;

– Sintomas emocionais: preocupação, medo, ansiedade e depressão. 

Além de aliviar todos esses sintomas,  a acupuntura na gestação ainda: 

  • Evita o uso de  medicamentos em excesso ou sem necessidade;
  • Previne o descolamento da placenta;
  • Melhora a circulação útero-placenta;
  • No trabalho de parto, ajuda nas contrações ritmadas e na dilatação desejada;
  • Estimula o parto normal;
  • Ajuda no reposicionamento do feto na barriga;
  • Controla os sintomas que podem prejudicar a produção de leite.
acupuntura na gravidez
Acupuntura na Gravidez Fonte: Canva

Acupuntura pode ser feita em qualquer período da gestação?

Sim, desde que seja feita por um profissional especializado e experiente. 

Pontos contraindicados durante a gravidez

Os pontos da acupuntura que não devem ser utilizados durante a sessão são: o Bx31 ao 34, IG4, E36, BP2, BP3, BP6 e SHixuan (ponto extra). Esses pontos estimulam o parto e podem causar aborto. Ao final da gravidez, quando houver necessidade, esses pontos podem ser utilizados para a indução ao parto

Em gestantes, as sessões de agulhamento não devem ultrapassar 30 minutos. 

A quantidade de sessões depende de cada caso, mas muitas vezes nas primeiras sessões, as gestantes já sentem uma melhora no seu bem estar. 

A acupuntura dói?

Geralmente, a acupuntura não dói mas o paciente sente a agulha penetrando na pele. Como a agulha é extremamente fina e a perfuração é superficial, apenas uma picadinha é sentida na maioria dos casos. Alguns pacientes também relatam sensações como peso ou um pequeno choque no local da aplicação da agulha. 

acuputura na gravidez
Acupuntura para grávidas Fonte: Canva

Bebê sentado ou na transversal

Quando o bebê fica sentado ou na transversal dentro da barriga, a acupuntura pode ajudar a reverter a situação. Nesses casos, ela é aliada a outra técnica denominada de moxabustão, que consiste em um incenso feito da erva Artemísia que estimula os pontos de acupuntura por meio do calor. 

Vale ressaltar que quanto mais cedo a gestante começar o tratamento de acupuntura na gravidez, maiores as chances de sucesso. O ideal é começar as sessões por volta da 30ª semana. 

Acupuntura no parto

Quando o trabalho de parto está muito lento e as contrações e a dilatação não evoluem, a estimulação de alguns pontos da acupuntura (contraindicados em outros momentos), ajudam a facilitar o trabalho de parto.

A técnica também pode auxiliar a estimulação do início do trabalho de parto quando a gravidez já passou da 37ª semana. 

Os pontos para a indução do parto são o IG4 e BP6.

Amamentação

O nervosismo, a ansiedade, o cansaço e a privação do sono que as mamães passam ao voltar para casa com os seus bebês podem afetar sua produção de leite. 

A acupuntura pode ajudar a controlar esses sintomas e estimula a lactação, inclusive quando o leite já secou. Através de pontos específicos, a acupuntura trabalha as energias do próprio corpo e o leite que já secou volta a fluir. 

Moxabustão em grávidas

Em vez das agulhas, a moxabustão se utiliza do calor. Os pontos são estimulados através da queima da erva Artemísia, que fica aproximadamente 1cm da pele durante o tratamento. Essa distância pode variar dependendo do paciente e de sua tolerância ao calor. 

Essa técnica geralmente é realizada na 32ª semana da gestação, utilizada em casos em que o bebê não está na posição correta. 

A moxabustão deve ser aplicada no ponto Zhiyin ou ponto BL67. Esses pontos estimulam a produção de hormônios femininos, o que favorece o revestimento do útero e estimula a atividade do feto. O bebê muda de posição entre 50% a 75% das vezes.

Auriculoterapia em gestantes

A auriculoterapia também é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa em que o foco de concentração energética são as orelhas. Ela também é chamada de reflexologia porque a orelha é um microssistema que representa o corpo todo. 

Geralmente, são utilizadas sementes de mostarda que fazem pressão sobre pontos específicos e são coladas na pele durante 5 dias. 

Vale ressaltar que nas gestantes, assim como acontece na acupuntura, alguns pontos não devem ser estimulados. 

Alguns benefícios da auriculoterapia na gravidez são:

– Diminui os enjoos;

– Diminui a ansiedade;

– Diminui a falta de ar;

– Diminui as dores nas costas;

– Regula o intestino.

Acupuntura e fertilidade

Se você ainda está tentando engravidar, também pode se beneficiar com a acupuntura. Isso porque essa técnica melhora o fluxo sanguíneo para o útero e prepara o endométrio para a transferência do embrião. 

Além disso, a acupuntura aumenta a taxa de gravidez entre 15 a 20% no tratamento de fertilização invitro. 

Em casos de infertilidade masculina, a acupuntura melhora a mobilidade, a quantidade e qualidade dos espermatozoides. 

Aqui no Instituto Barini, contamos com uma especialista em Acupuntura, conheça a Dra. Luciana Katayma. 

Artigos Relacionados

4
5
Impacto da Obesidade na Fertilidade

Impacto da Obesidade na Fertilidade

Você sabia que a obesidade tem impacto direto na fertilidade? A obesidade é uma condição médica complexa, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode impactar significativamente a saúde de uma pessoa. Um dos aspectos menos discutidos, mas de extrema...

Imunologia da Reprodução

Imunologia da Reprodução

Desvendando os mistérios da fertilidade Quando um casal está tentando ter um bebê, a jornada pode ser repleta de esperanças e sonhos. No entanto, para alguns, o caminho para a parentalidade pode ser mais desafiador do que o esperado. A imunologia da reprodução é uma...

Pressão Alta na Gestação

Pressão Alta na Gestação

Vamos entender o que é pressão alta na gestação, suas nuances e as medidas essenciais para prevenção e tratamento.

Como se preparar para engravidar?

Como se preparar para engravidar?

É indicado começar a se preparar para engravidar antes mesmo de iniciar as tentativas, fazendo ajustes que podem facilitar a concepção.

Fertilização In Vitro (FIV)

Fertilização In Vitro (FIV)

Técnicas impulsionadas por conhecimentos especializados Desde que a Reprodução Assistida através da Fertilização In Vitro começou a ser realizada na Inglaterra, na década de 1970, a técnica evoluiu muito. O Brasil foi o pioneiro na América Latina, tendo seu primeiro...

Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

Sabe aquela comida de vó? Um bom prato de arroz e feijão, com legumes tirados da horta do quintal ou comprados na feira, direto do produtor? Esse ainda é o modelo de alimentação que a gente deveria seguir. O segredo da qualidade nutricional é mais simples do que se...

Insuficiência Istmo cervical: o que é e como tratar.

Insuficiência Istmo cervical: o que é e como tratar.

Parece que tudo vai bem na gestação, até que, ainda longe da data prevista para o nascimento, um desconforto começa a incomodar. A gestante vai ao médico e descobre que o colo do útero já está dilatado e a bolsa já está até aparecendo. O parto se torna inevitável. O...

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Você sabe onde fica a tireoide? E sabe como ela pode afetar todo o organismo? A tireoide é uma glândula com um formato semelhante ao contorno de uma borboleta que se localiza na parte anterior ao pescoço, apoiada na traqueia. Apesar de ser relativamente pequena, a...

FIV não é como comprar pão

FIV não é como comprar pão

Fazer uma Fertilização in Vitro - FIV - não é como ir a uma padaria e sair com um pãozinho (no caso, um bebezinho) debaixo do braço. É preciso começar o tratamento tendo em mente que este não é um processo simples, muito menos rápido. A FIV é hoje é uma das técnicas...

Podemos ajudar?