Você sabe onde fica a tireoide? E sabe como ela pode afetar todo o organismo? A tireoide é uma glândula com um formato semelhante ao contorno de uma borboleta que se localiza na parte anterior ao pescoço, apoiada na traqueia. Apesar de ser relativamente pequena, a...
Medicina do Estilo de Vida
A Medicina do Estilo de Vida consiste na prevenção, controle e reversão de doenças por meio da mudança de hábitos.
Medicina do Estilo de Vida
Doenças crônicas evitáveis
Especialização em Medicina do Estilo de Vida
As doenças crônicas estão entre 8 de cada 10 principais causas de morte no Brasil. Sendo que 30% delas são patologias evitáveis e estão diretamente relacionadas ao seu estilo de vida.
A Medicina do Estilo de Vida consiste numa medicina baseada em evidências científicas, partindo da prevenção, controle e reversão de doenças como Diabetes, Hipertensão e Obesidade por meio da mudança de hábitos. Baseia-se em 6 pilares fundamentais: alimentação, atividade física, sono, controle de tóxicos (tabagismo e etilismo) e do estresse, além da manutenção dos relacionamentos.
A epidemia de doenças crônicas evitáveis deu início a uma série de estudos que concluíram que esse cenário só mudaria com a mudança do comportamento e do hábito da população, acostumada com fast food e sedentarismo, dentre outros hábitos nocivos à saúde.
A Medicina do Estilo de Vida busca aumentar a saúde das pessoas e, consequentemente, reduzir os índices de doenças por meio da mudança de comportamento. Somente a informação ou tratamentos medicamentosos não são capazes de mudar o hábito.
Nascida nos Estados Unidos e considerada uma especialização médica, a Medicina do Estilo de Vida trouxe para o mundo uma forma inovadora de ver o paciente e de abordar a prevenção e o tratamento de doenças. Chegou no Brasil em 2018, quando foi fundado o Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
O que é
O que é Medicina do Estilo de vida?
Essa abordagem científica tem como finalidade a mudança de hábitos para um estilo de vida mais sadio, que previne e trata doenças, evitando complicações na saúde. O paciente torna-se ativo no tratamento e na condução da sua saúde, fazendo uma parceria com seu médico para que suas metas e necessidades sejam alcançadas.
Qual a importância da Medicina do Estilo de Vida na nossa vida?
A Medicina do Estilo de Vida torna o paciente mais informado e engajado com relação ao processo de transformação da saúde.
Os benefícios trazidos pela Medicina do Estilo de Vida são notáveis. O tratamento pode ser feito em paralelo a outros cuidados médicos que já vinham sendo adotados, ou, como costuma ocorrer, o tratamento pode muitas vezes eliminar a necessidade de medicamentos. Há casos também que é possível reverter completamente doenças comuns, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, gota, doenças autoimunes, entre outras.
Comportamentos e estilo de vida saudáveis são os principais fatores para se conseguir ter uma vida com saúde e qualidade.
Estima-se que até 30% das doenças cardíacas, acidentes vasculares encefálicos, diabetes tipo 2 e mais de um terço dos casos de câncer poderiam ser evitados se eliminados os quatro seguintes fatores de risco: fumo, sedentarismo, má alimentação e abuso de álcool.
A mudança no estilo de vida pode aumentar a expectativa de vida do paciente entre 6 e 10 anos.
Assim, a Medicina de Estilo de Vida, a partir de uma abordagem individual e precisa, encoraja os pacientes a adotarem um estilo de vida mais saudável, promovendo a saúde, o bem-estar e aumentando a longevidade.
Todos nós, em algum momento, teremos que investir tempo e energia em cuidar da nossa saúde. Cuide de você preventivamente e evite problemas futuros, por meio dos ensinamentos da Medicina do Estilo de Vida.
Quais são os pilares da Medicina do Estilo de Vida?
A medicina do estilo de vida é baseada em 6 pilares, que explicaremos a seguir:
Alimentação Saudável: dê preferência aos alimentos à base de vegetais como frutas, verduras, hortaliças, cereais integrais, fibras, grãos, leguminosas, oleaginosas, especiarias, castanhas e sementes. As evidências científicas comprovam a importância de minimizar produtos de origem animal e ultraprocessados. É importante, ainda, que sejam priorizados alimentos que você goste, para que possa sustentar uma alimentação saudável e prazerosa. Caso sinta que precisa de ajuda para ter uma Alimentação Saudável, consulte um Nutricionista de sua confiança;
Atividade física: faça atividade física regularmente e escolha aquelas das quais você mais se sinta bem, para, assim, manter esse hábito no dia a dia. Nosso corpo precisa se mexer constantemente e os exercícios físicos têm efeitos comprovados de prevenção e tratamento de diversos tipos de doenças. Se você quer ter uma vida mais equilibrada e saudável, a atividade física é uma prática que não pode faltar na sua vida. O mínimo de 150 minutos semanais é suficiente para manter-se saudável;
Relacionamentos: é comprovado, por meio de estudos, que o isolamento social e solidão estão diretamente ligados à maior mortalidade e morbidade. Isso se dá, sobretudo, entre indivíduos já diagnosticados com condições relacionadas ao estilo de vida. Em tempos de pandemia, use a tecnologia ao seu favor! Estar próximo de pessoas que a gente ama e que nos fazem bem é o último, mas não menos importante, pilar da Medicina do Estilo de Vida.
Durma bem: quando não dormimos bem, ficamos mais cansados e estressados, além de termos nossa imunidade prejudicada. E a longo prazo, a falta de sono pode trazer transtornos de concentração e falhas na memória. O sono deve ser tão priorizado quanto qualquer um dos outros pilares, pois uma noite bem dormida dá disposição e ânimo para executar os demais. A baixa qualidade ou a privação do sono leva a transtornos de concentração, memória, alteração de humor, disfunções imunológicas e risco para desenvolver e agravar doenças crônicas. A Medicina do Estilo de Vida estimula o sono saudável, identificando e mudando hábitos, influências ambientais e possíveis distúrbios do sono, fortalecendo um dos fundamentos da nossa saúde;
Cuidado com os tóxicos: a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso e o hábito de fumar trazem impactos negativos para a sua saúde. O uso de álcool, cigarro e drogas estimula um aumento do risco de muitos tipos de câncer, doenças cardíacas e doença pulmonar obstrutiva crônica. Portanto, é recomendado como um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida o uso moderado de álcool e o cessamento do tabagismo e uso de outras substâncias tóxicas;
Cuide da Saúde Mental: o estresse do dia a dia pode levar à ansiedade, depressão, obesidade, disfunção imunológica e mais uma série de transtornos para a sua saúde. Cuidar da saúde mental é muito importante para melhorar nossa imunidade e adquirir qualidade de vida. Atividades como meditação e yoga podem ajudar a manter a atenção plena e identificar e mudar padrões comportamentais. Caso você sinta que precisa de ajuda com sua saúde mental, consulte um Psicólogo.
Artigos Relacionados
Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz
Assim, podemos dizer que a saúde é uma construção, já que ela depende das escolhas e ações diárias de cada um. Você já parou para analisar se o seu estilo de vida está a favor ou contra a sua saúde e longevidade? É uma boa pergunta a se fazer.
Ciclo da Dieta
Quando se pensa em perder peso, a primeira coisa que vem à cabeça é: preciso fazer uma dieta, não é mesmo? Mas você sabia que o ciclo da dieta é tóxico? Continue lendo este artigo e entenda porque o ciclo vicioso das dietas pode comprometer sua saúde! Ciclo...
Como emagrecer com saúde?
Como emagrecer com saúde? A resposta parece simples: basta fazer uma dieta e praticar exercícios físicos, certo? Errado! Apesar de a alimentação saudável e a prática de atividades físicas serem os pilares de um emagrecimento com saúde, muitos outros fatores estão...
O que é Osteoporose?
A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, deixando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas. É um quadro clínico muito comum, principalmente em mulheres após a menopausa, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre a...
Tratamento da Obesidade
No Brasil, 1 em cada 5 pessoas sofre de obesidade, enquanto o sobrepeso afeta quase metade da população. A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e afeta a sociedade como um todo. Mas como é o tratamento da obesidade? O tratamento para Obesidade...
Quer melhorar sua saúde e agir preventivamente?
Conheça o Corpo Técnico do Instituto Barini, altamente capacitado para cuidar da sua saúde como um todo.
Dr. Ricardo Barini
Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana
Dra. Isabela Nelly Machado
Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana
Dra. Lisa Brasil Bronzatto
Ginecologia e Obstetrícia
Dra. Lívia Conz
Ginecologia e Mastologista
Dra. Kárita Tonini
Nutrição para a Fertilidade e Saúde da Mulher
Dra. Ana Barini
Psicologia
Dra. Emily Polessi
Fisioterapia Pélvica