Logo do instituto barini


Quem Somos

Corpo Clínico ›

Atuação ›

Especialidades ›

Contato

Blog

‹ Voltar

Dr. Ricardo Barini

Dra. Isabela Nelly Machado

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Dra. Kárita Tonini

Dra. Ana Barini

Dra. Emily Polessi

‹ Voltar

Saúde da mulher

Endocopia Ginecológia

Gravidez e parto*

Reprodução humana

Fertilização In Vitro

Nutrição para Fertilidade

Imunologia da Reprodução

Aborto recorrente

Apoio Psicológico para Tentantes

Menopausa

Endometriose

Medicina do estilo de vida

Diabetes

Tratamentos Hormonais

Emagrecimento

‹ Voltar

Ginecologia

Obstetrícia

Ultrassonografia

Medicina Materno-Fetal

Mastologia

Acupuntura

Nutrição

Psicologia

Fisioterapia Pélvica

Ciclo da Dieta

Quando se pensa em perder peso, a primeira coisa que vem à cabeça é: preciso fazer uma dieta, não é mesmo? Mas você sabia que o ciclo da dieta é tóxico? Continue lendo este artigo e entenda porque o ciclo vicioso das dietas pode comprometer sua saúde! 

Ciclo vicioso das dietas restritivas

Hoje em dia, existem muitas informações sobre dietas milagrosas e emagrecimento rápido em blogs, revistas, redes sociais e até na televisão.

Porém, muitas dessas informações apresentam alimentos como “vilões” do emagrecimento, classificando-os como alimentos bons e ruins. Sendo assim, muitas pessoas acabam ficando com medo ou vergonha de comer esses ditos “alimentos ruins”, retirando-os totalmente da sua alimentação. 

Essa relação de desconforto com a comida, pode gerar um comportamento alimentar transtornado que, mais tarde pode se transformar em ortorexia, compulsão alimentar, bulimia ou anorexia.

Pensamentos como: “não posso comer muito”, “queria tanto comer um doce”, “não como carboidratos” são comuns para quem começa uma restrição alimentar e também sinalizam que o relacionamento com a comida não está saudável.

Qualquer tipo de restrição alimentar gera frustração e como “tudo que é proibido é mais gostoso”, o desejo por esses alimentos sempre aumenta. Assim, se a pessoa “cai em tentação”, ela come exageradamente o alimento proibido, podendo chegar à compulsão alimentar. Depois desse exagero, vem a culpa e a vergonha de ter fracassado na dieta e a promessa de que vai começar de novo e, desta vez, vai conseguir! Assim, inicia-se novamente o ciclo das dietas restritivas. 

Não é fácil sair desse círculo vicioso, pois, como no princípio da dieta, a pessoa realmente emagrece devido às restrições nutricionais, a tendência é voltar a fazer dieta sempre que falhar, como se o problema fosse ela e não a dieta em si.   

Vale ressaltar, que o emagrecimento conseguido através dessas dietas não é saudável, além disso, essas dietas sem acompanhamento médico geram o temido efeito sanfona.  

Dietas restritivas também podem trazer sentimentos de tristeza e isolamento, pois muitas vezes, as pessoas abrem mão de confraternizações, festinhas e jantares com os amigos e familiares para não correr o risco de “furar a dieta”.

Uma alimentação saudável deve ser leve, prazerosa e descomplicada. Um profissional Nutricionista pode te ajudar a melhorar sua relação com a comida.

dieta restritiva
Mulher triste fazendo dieta restritiva. Fonte: canva

Por que dietas restritivas podem gerar comprometimentos à saúde?

Existem muitas dietas por aí prometendo um emagrecimento fácil, dieta do ovo, da fruta, da sopa milagrosa, detox, entre outras. O problema é que esse emagrecimento rápido, ocorre à custa de processos metabólicos não saudáveis e não sustentáveis a longo prazo. O emagrecimento saudável é um processo complexo. Veja os perigos das dietas restritivas para sua saúde:

Fraqueza, indisposição e cansaço– acontecem devido à ingestão insuficiente de nutrientes. Além disso, também pode causar queda de cabelos e unhas fracas.

Deficiências Nutricionais– geralmente, os carboidratos são excluídos ou restritos e, com isso, o corpo deixa de receber energia e micronutrientes desses alimentos, em especial as vitaminas do complexo B.

Perda de massa muscular– a grande restrição de calorias resulta em perda de músculos.

Efeito Sanfona– acontece quando a restrição alimentar é interrompida. Como o corpo está com um metabolismo mais lento, ele se adapta para uma nova reserva de energia. Isso faz com que a pessoa recupere todo o peso perdido ou até engorde mais do que antes da dieta.

Transtornos Alimentares– Há evidências de que recorrer a dietas restritivas aumenta o risco de distúrbios alimentares como ortorexia, anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

A restrição de alimentos ainda pode causar constipação, picos de insulina e até colesterol alto. 

Como funciona o ciclo da dieta?

O ciclo da dieta, além do efeito sanfona, provoca desequilíbrios físicos, metabólicos, emocionais e até psíquicos. 

O início deste ciclo geralmente começa com o desejo de emagrecer rápido ou conseguir o “corpo perfeito”. O excesso de informações sobre alimentação e nutrição, muitas vezes de fontes não confiáveis, aliadas à pressão social para a magreza, confundem as pessoas sobre o que é ou não ser saudável. 

Dieta low carb, dieta detox, dieta sem glúten, dieta sem lactose, entre outras, ficaram conhecidas como “dietas saudáveis”. E, muitas pessoas passaram a restringir o glúten e a lactose sem mesmo ter intolerância ou alergia a esses alimentos e, o pior, sem acompanhamento médico.   

Confira abaixo as etapas desse ciclo vicioso e porque ele é prejudicial à sua saúde:

Restrição e Privação: primeiro a pessoa retira da alimentação todos os alimentos considerados “ruins”, chegando muitas vezes a passar fome e evitar contatos sociais. Ou então, começa a comer somente saladas, sopas ou alimentos específicos de uma dieta restritiva.

Desejo pelo alimento proibido: essa restrição leva ao aumento do desejo pelos alimentos “proibidos” como doces, bolachas, salgados, chocolates, entre outros. 

Exagero e Compulsão Alimentar: não é possível controlar o desejo por alimentos proibidos por muito tempo, e a tendência é exagerar na quantidade quando finalmente eles são ingeridos, isso leva à compulsão alimentar.

Culpa: o sentimento de fracasso por não ter conseguido seguir a dieta causa danos no corpo e na mente.

Ganho de Peso: os exageros cometidos fazem a pessoa recuperar todo o peso perdido ou até mesmo engordar mais do que estava antes da dieta. 

– Insatisfação Corporal: após passar por todas as etapas, a pessoa ainda está insatisfeita com o seu peso. Isso faz com que ela recomece todo o ciclo novamente, colocando em prática outra “dieta milagrosa”.

ciclo da dieta
O ciclo da dieta. Criado no Canva

Como emagrecer sem dieta?

Fazer dieta ou “fechar a boca” já foi apontado por muitos como a única “fórmula” de emagrecimento, mas não é bem assim. Estudos recentes comprovam que a diminuição drástica da alimentação ou grandes intervalos durante as refeições (jejum intermitente), podem agravar o sobrepeso, levando à obesidade ou a distúrbios alimentares. 

Especialistas em comportamento alimentar defendem que é preciso ter um bom relacionamento com a comida e com o seu corpo. Os alimentos que você consome estão ligados aos seus gostos, suas memórias afetivas e sua socialização. E o ato de comer deve ser um momento prazeroso e não de angústia e privação.

A Nutrição Comportamental trata dessa questão e, por conta disso, não prescreve dietas e sim ajustes na alimentação. Assim, o paciente consegue melhorar sua relação com a comida sem aquela sensação de frustração e fracasso. 

Algumas ferramentas utilizadas são:

Comer intuitivo: essa técnica ajuda a identificar a percepção do corpo em relação aos alimentos, como fome, apetite e saciedade.

Mindful Eating: comer com atenção plena, estando realmente “presente” e consciente durante a alimentação.

– Entrevista Motivacional 

– Técnicas de Terapia Cognitivo Comportamental

Em conjunto com o paciente, o Nutricionista comportamental irá traçar estratégias viáveis de alimentação para a melhora da sua saúde e qualidade de vida.

Aqui no Instituto Barini, você pode contar com a ajuda da Nutricionista Comportamental Kárita Tonini para emagrecer sem dieta e sem sofrimento. 

Artigos Relacionados

4
5
Impacto da Obesidade na Fertilidade

Impacto da Obesidade na Fertilidade

Você sabia que a obesidade tem impacto direto na fertilidade? A obesidade é uma condição médica complexa, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode impactar significativamente a saúde de uma pessoa. Um dos aspectos menos discutidos, mas de extrema...

Como se preparar para engravidar?

Como se preparar para engravidar?

É indicado começar a se preparar para engravidar antes mesmo de iniciar as tentativas, fazendo ajustes que podem facilitar a concepção.

Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

Sabe aquela comida de vó? Um bom prato de arroz e feijão, com legumes tirados da horta do quintal ou comprados na feira, direto do produtor? Esse ainda é o modelo de alimentação que a gente deveria seguir. O segredo da qualidade nutricional é mais simples do que se...

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Você sabe onde fica a tireoide? E sabe como ela pode afetar todo o organismo? A tireoide é uma glândula com um formato semelhante ao contorno de uma borboleta que se localiza na parte anterior ao pescoço, apoiada na traqueia. Apesar de ser relativamente pequena, a...

Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz

Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz

Assim, podemos dizer que a saúde é uma construção, já que ela depende das escolhas e ações diárias de cada um. Você já parou para analisar se o seu estilo de vida está a favor ou contra a sua saúde e longevidade? É uma boa pergunta a se fazer.

Pré-Natal, o que é e quando começar?

Pré-Natal, o que é e quando começar?

O pré-natal engloba o acompanhamento médico da mãe durante toda a gestação. Ele deve começar assim que a gravidez for confirmada, para acompanhar o desenvolvimento do feto e diagnosticar possíveis complicações neste período. Porém, é importante reforçar que a...

Infertilidade Sem Causa Aparente

Infertilidade Sem Causa Aparente

Existem diversos fatores que podem levar à infertilidade feminina, masculina e do casal. No entanto, quando o fator que leva à dificuldade para engravidar não é identificado, se dá o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente. A infertilidade sem causa aparente...

Acupuntura na gravidez

Acupuntura na gravidez

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que auxilia no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Seu objetivo é equilibrar a energia vital do organismo, trazendo...

Como emagrecer com saúde?

Como emagrecer com saúde?

Como emagrecer com saúde? A resposta parece simples: basta fazer uma dieta e praticar exercícios físicos, certo? Errado! Apesar de a alimentação saudável e a prática de atividades físicas serem os pilares de um emagrecimento com saúde, muitos outros fatores estão...

Insuficiência Istmocervical, o que é e como tratar?

Insuficiência Istmocervical, o que é e como tratar?

A insuficiência istmocervical (IIC), também conhecida como incompetência istmocervical, é a dificuldade do colo do útero em suportar o peso da gravidez, dilatando antes do tempo e resultando em aborto tardio ou parto prematuro. O que significa útero fraco? Na verdade,...

Podemos ajudar?