Logo do instituto barini


Quem Somos

Corpo Clínico ›

Atuação ›

Especialidades ›

Contato

Blog

‹ Voltar

Dr. Ricardo Barini

Dra. Isabela Nelly Machado

Dra. Lisa Brasil Bronzatto

Dra. Kárita Tonini

Dra. Ana Barini

Dra. Emily Polessi

‹ Voltar

Saúde da mulher

Endocopia Ginecológia

Gravidez e parto*

Reprodução humana

Fertilização In Vitro

Nutrição para Fertilidade

Imunologia da Reprodução

Aborto recorrente

Apoio Psicológico para Tentantes

Menopausa

Endometriose

Medicina do estilo de vida

Diabetes

Tratamentos Hormonais

Emagrecimento

‹ Voltar

Ginecologia

Obstetrícia

Ultrassonografia

Medicina Materno-Fetal

Mastologia

Acupuntura

Nutrição

Psicologia

Fisioterapia Pélvica

Tireoide: pequena no tamanho, grande na importância

Você sabe onde fica a tireoide? E sabe como ela pode afetar todo o organismo? A tireoide é uma glândula com um formato semelhante ao contorno de uma borboleta que se localiza na parte anterior ao pescoço, apoiada na traqueia. Apesar de ser relativamente pequena, a tireoide tem um importante papel no bom funcionamento do organismo, por atuar em órgãos como cérebro, coração, rins, fígado e ovários.

Sua função é produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todas as células do corpo regulando o metabolismo. Isso influencia no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, no ajuste dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e na modulação emocional.

Quando a tireoide produz hormônios além da conta, nosso metabolismo acelera, e quando produz a menos, o ritmo metabólico fica mais lento.

Como é a tireoide

Tireoide x Hipófise

A tireoide trabalha em sincronia com outra glândula, a hipófise. Essa glândula fica no meio do cérebro e é responsável por controlar o funcionamento de várias outras, como testículos, ovários e a própria tireoide. A hipófise produz o TSH – sigla em inglês para Hormônio Estimulador da Tireoide –, que “avisa” a tireoide sobre o momento de produzir T3 e T4. Ao atingirem o nível satisfatório, automaticamente a hipófise suspende a produção de TSH.

Distúrbios da Tireoide

Existem alguns distúrbios que podem afetar o equilíbrio entre o TSH, o T3 e o T4. Se a tireoide não consegue produzir os hormônios nas quantidades adequadas, a hipófise vai produzir uma maior de TSH para corrigir a questão. Esse distúrbio é chamado hipotireoidismo. Quando a hipófise produz menos TSH do que o corpo precisa, a tireoide fica sobrecarregada, produzindo hormônios a mais, desencadeando o hipertireoidismo. Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio.

A tireoide também pode ser afetada pela Tireoidite de Hashimoto.

Ultrassom de tireoide

HIPOTIREOIDISMO

Apesar de ser mais comum em mulheres, principalmente acima dos 40 anos, este é um distúrbio que pode afetar qualquer indivíduo, independente de gênero ou idade. Seus principais sintomas são:

  • Metabolismo mais lento
  • Depressão
  • Desaceleração dos batimentos cardíacos
  • Intestino preso
  • Menstruação irregular, afetando a fertilidade
  • Diminuição da memória
  • Cansaço excessivo
  • Dores musculares
  • Sonolência excessiva
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • Aumento do colesterol no sangue

O hipotireoidismo quando não tratado ou tratado de forma inadequada, pode prejudicar a qualidade de vida. O cansaço excessivo, sonolência, alterações humor e memória alteram o desempenho no trabalho, no lazer e atividade intelectual.

É importante explicar: o aumento de peso não pode ser considerado um sintoma isolado do hipotireoidismo. O que acontece é que, com a redução do ritmo metabólico, o organismo gasta menos energia, podendo haver algum ganho de peso – porém geralmente é pequeno ou inexistente. O que ocorre é um desequilíbrio na concentração de sal no organismo, gerando retenção de água que pode aumentar o peso em até 10%.

HIPERTIREOIDISMO

As mulheres também são afetadas por este distúrbio em maior número, afetando a fertilidade e trazendo complicações durante a gestação. Dentre seus sintomas estão:

  • Taquicardia ou irregularidade do ritmo cardíaco
  • Nervosismo, ansiedade e irritação
  • Mãos trêmulas e sudoréticas
  • Intolerância a temperaturas quentes
  • Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo
  • Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação
  • Fraqueza nos músculos
  • Intestino solto
  • Perda de peso repentina
  • Alterações no período menstrual
  • Olhar fixo
  • Protusão dos olhos
  • Acelerada perda de cálcio dos ossos

SÍNDROME DE HASHIMOTO

É uma doença autoimune, que normalmente aparece em pacientes que já são afetados pelo hipotireoidismo. Na Síndrome de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos que provocam a destruição da tireoide.

Diagnóstico

O diagnóstico dos distúrbios tireoidianos é relativamente simples, através de exames de sangue. A dosagem dos hormônios TSH, T3 e T4 livre já está na lista de exames de rotina recomendada, especialmente para pessoas com mais de 40 anos. É grande a quantidade de pessoas que não manifestam nenhum sintoma das doenças, mas apresentam níveis de TSH compatíveis com hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

A tireoide

Tratamento

O tratamento do hipotireoidismo, do hipertireoidismo e da síndrome de Hashimoto é feito prioritariamente com medicamentos, prescritos pelo médico endocrinologista.

E o acompanhamento com um nutricionista e um clínico geral para ajustes nutricionais e no estilo de vida, bem como a prática de atividade física regular, são aliados da saúde da tireoide.

Nutrição:

Uma alimentação balanceada é um fator importante para manter a saúde da tireoide. Enquanto a suplementação com Iodo parece estar no topo das listas, esse não é o único nutriente que devemos ter atenção.

Estudos mostram que vegetais crucíferos (couve, brócolis, couve-flor) e derivados de soja podem afetar o funcionamento da tireoide. Já o selênio, encontrado na castanha do Pará, tem efeito positivo no funcionamento da glândula.

A suplementação deve ser feita por um profissional da nutrição, após um exame laboratorial para conhecer as necessidades do paciente, e as suas recomendações devem ser seguidas de forma cuidadosa (se houver a necessidade de suplementar o cálcio, por exemplo, deve-se levar em consideração o horário do suplemento pois ele irá interferir na absorção do medicamento da tireoide).

Estilo de vida:

Um estilo de vida mais ativo, com a pratica regular de atividade física pode melhorar o funcionamento da tireoide. Estudos mostram que após 4 meses de treinos aeróbicos (3 treinos semanais de 60 minutos cada) é possível notar uma melhora significativa no funcionamento da glândula.

Outros estudos mostram que uma baixa qualidade ou a privação de sono aumentam a produção do TSH, desencadeando o hipotireoidismo.

O tratamento das tireoidites, para ser realmente efetivo, deve levar em consideração o indivíduo como um ser complexo. Tratamentos multidisciplinares podem ser a melhor opção para conquistar e manter a saúde de maneira mais eficiente.  O Instituto Barini oferece uma ampla gama de especialidades, que possibilitam a atuação multidisciplinar para o tratamento dos distúrbios da tireoide e suas consequências na saúde da mulher e do homem. Conheça nossa equipe.

Artigos Relacionados

4
5
Impacto da Obesidade na Fertilidade

Impacto da Obesidade na Fertilidade

Você sabia que a obesidade tem impacto direto na fertilidade? A obesidade é uma condição médica complexa, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode impactar significativamente a saúde de uma pessoa. Um dos aspectos menos discutidos, mas de extrema...

Como se preparar para engravidar?

Como se preparar para engravidar?

É indicado começar a se preparar para engravidar antes mesmo de iniciar as tentativas, fazendo ajustes que podem facilitar a concepção.

Nutrição na Gestação

Nutrição na Gestação

Sabe aquela comida de vó? Um bom prato de arroz e feijão, com legumes tirados da horta do quintal ou comprados na feira, direto do produtor? Esse ainda é o modelo de alimentação que a gente deveria seguir. O segredo da qualidade nutricional é mais simples do que se...

Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz

Qualidade de Vida: a busca por uma vida mais longa e feliz

Assim, podemos dizer que a saúde é uma construção, já que ela depende das escolhas e ações diárias de cada um. Você já parou para analisar se o seu estilo de vida está a favor ou contra a sua saúde e longevidade? É uma boa pergunta a se fazer.

Acupuntura na gravidez

Acupuntura na gravidez

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa que auxilia no tratamento de diversas doenças físicas e emocionais através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo. Seu objetivo é equilibrar a energia vital do organismo, trazendo...

Ciclo da Dieta

Ciclo da Dieta

Quando se pensa em perder peso, a primeira coisa que vem à cabeça é: preciso fazer uma dieta, não é mesmo? Mas você sabia que o ciclo da dieta é tóxico? Continue lendo este artigo e entenda porque o ciclo vicioso das dietas pode comprometer sua saúde!  Ciclo...

Como emagrecer com saúde?

Como emagrecer com saúde?

Como emagrecer com saúde? A resposta parece simples: basta fazer uma dieta e praticar exercícios físicos, certo? Errado! Apesar de a alimentação saudável e a prática de atividades físicas serem os pilares de um emagrecimento com saúde, muitos outros fatores estão...

O que é Osteoporose?

O que é Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, deixando os ossos mais frágeis e propensos a fraturas. É um quadro clínico muito comum, principalmente em mulheres após a menopausa, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre a...

Tratamento para Infertilidade

A dificuldade para engravidar atinge cerca de 15% dos casais que são tentantes, segundo a Organização Mundial da Saúde. Porém, vale ressaltar que os casais devem tentar por, pelo menos 1 ano, antes de procurar o tratamento para infertilidade. Já as mulheres com mais...

Tratamento da Obesidade

No Brasil, 1 em cada 5 pessoas sofre de obesidade, enquanto o sobrepeso afeta quase metade da população. A obesidade já é considerada um problema de saúde pública e afeta a sociedade como um todo. Mas como é o tratamento da obesidade? O tratamento para Obesidade...

Podemos ajudar?